terça-feira, 6 de maio de 2014

Televisão prejudica o desempenho escolar



Assistir TV é especialmente prejudicial para crianças de até dois anos

Muito já se estudou sobre a influência da televisão na vida das pessoas, e assistir TV em excesso é prejudicial para pessoas de qualquer idade. Pesquisas recentes, contudo, indicam uma faixa etária em que a TV é especialmente danosa: até 2 anos de idade.
O estudo foi conduzido pela Universidade de Montreal, no Canadá. Eles observaram, em crianças de 10 anos, as consequências das horas gastas em frente à TV com dois. Os efeitos são queda no interesse pelas aulas e rendimento escolar, além de decréscimo na quantidade de atividades físicas no cotidiano, inclusive nos finais de semana. O que aumenta são as dificuldades de relação com amigos (o chamado bullying), o consumo de refrigerantes e o IMC (medida de massa corporal que faz uma proporção entre peso e altura).
Deve-se lembrar que o estudo fez uma associação entre as duas idades, mas não há uma prova de relação direta. O início da pesquisa foi a observação de um grupo de crianças canadenses de dois anos de idade, em 1997 e 1998, fase em que computaram o número de horas diárias vendo TV. Quando estas mesmas crianças completaram dez anos, a observação recaiu sobre a escola, no desempenho nas aulas e interação social.
Aos dois anos, a criança está expandindo suas capacidades cerebrais. “É o momento em que os hábitos, o estilo de vida e as relações sociais do ser humano estão se consolidando no cérebro”, afirma uma das pesquisadoras. Segundo ela, é a ocasião de promover atividades que estimulem o intelecto da criança, o que não é o caso da TV. “A televisão é uma atividade passiva, intelectual e fisicamente”. Assistindo televisão, a pessoa recebe imagens e mensagens prontas, o que atrofia a criatividade e imaginação.
A associação médica americana recomenda que não se assista nada de televisão até os dois anos. A partir daí, aconselham os pais a permitir no máximo duas horas por dia.







Televisão prejudica o desempenho escolar


Pesquisa canadense feita com mais de 1.300 crianças revela que o excesso de televisão atrapalha o rendimento nos estudos
Monica Brandão e Nádia Mariano
Beto Tchernobilsky

Você controla o tempo que seu filho assiste à televisão? Não?! Uma nova pesquisa, feita pela Universidade de Montreal, Canadá, mostrou que crianças que passam muito tempo em frente à TV têm mais dificuldade de aprendizado. Participaram do estudo cerca de 1.300 crianças com idade entre 2 e 4 anos. Os pesquisadores perceberam que as que ficaram muito tempo em frente à tela prenderam menos. O rendimento em matemática cai 6%, a participação em sala de aula diminui em 7% e as chances desta criança ser vítima de bullying aumentam em 10%.
Para chegar a esta conclusão os pesquisadores aplicaram um questionário aos pais das crianças para saber quantas horas por dia as crianças passavam diante da TV. Na segunda fase do estudo os pequenos foram submetidos a avaliações de desempenho. Dessa forma, eles conseguiram mensurar os impactos da exposição. “O problema não é a televisão em si, mas o tempo que a criança perde com ela. Elas devem ser estimuladas a fazer outras atividades que exijam mais criatividade e interação”, diz Quézia Bombonato, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Mas proibir seu filho de ver televisão não é a melhor solução, não. Como tudo na vida, é preciso encontrar um equilíbrio. Estipular horários para os desenhos, por exemplo, pode ser um caminho. A Academia Americana de Pediatria afirma que as crianças não devem passar mais do que duas horas diante da TV.

Menos comunicação
A fala e a audição também podem ser prejudicadas com o excesso de exposição à televisão. É o que mostrou um estudo realizado no Seattle Children's Research Institute, nos Estados Unidos. Tanto as crianças quanto os adultos conversariam menos na presença do som de uma TV. Os especialistas já sabiam que a exposição televisiva durante a infância está associada com atrasos na fala e no trabalho do cérebro, mas não conheciam a razão. Esta pesquisa é a primeira pista sobre o assunto.
Nela foram analisadas 329 crianças entre 2 meses e 4 anos de idade. Elas usaram, durante dois anos por até 16 horas diárias, um colete especial com gravadores digitais que captavam sua fala, a dos adultos ao seu redor e o som da TV. E o resultado foi espantoso: a cada hora de televisão assistida, 770 palavras a menos a criança ouvia. Como, segundo o coordenador da pesquisa, Dimitri A Christakis, um adulto fala em média 941 palavras por hora, isso significa que eles quase não falam quando a televisão está ligada.
Para Christakis, esse resultado pode explicar a associação entre exposição televisiva infantil e retardo no desenvolvimento da linguagem, atrasos cognitivos e até deficit de atenção, já que a fala é essencial para o desenvolvimento cerebral.
Para a equipe de Neurologia Infantil da UNESP-Botucatu, em São Paulo, o resultado da pesquisa não pode ser visto como conclusivo. "Pela técnica usada, não dá para ter certeza se a criança estava assistindo televisão ou apenas no mesmo ambiente. Também não dá para saber que tipo de programa passava. Mas um dado interessante é que com a TV ligada, assistindo ou não, os adultos falam menos e isso realmente pode interferir no desenvolvimento dela. Já está provado pela ciência que quanto mais estímulos, conversas e brincadeira um bebê tem, melhor será o seu crescimento", diz a neuropediatra Lara Cristina Antunes dos Santos. "Para o estudo ser mais completo, os especialistas deveriam realizar uma avaliação posterior do desenvolvimento de cada criança".

Dicas para lidar com a televisão:

 - até os 2 anos de idade, evite que seu filho veja TV. É melhor escolher atividades que estimulam a linguagem e o desenvolvimento cerebral, como falar, jogar, ler, cantar e ouvir música
- depois dos 2 anos, a criança deve assistir a programas voltados para o universo infantil. Investigue os programas antes, na imprensa ou nos guias especializados, pois até desenhos animados podem ter uma certa violência.
- coloque um limite de duas horas por dia. Se der para ser menos, melhor. E assista junto com seu filho, conversem sobre o programa que está sendo visto.
- não ligue a televisão na hora das refeições
- não use a TV como recompensa ou como babá
- dê alternativas interessantes para a criança fazer, assim ela "esquece" a televisão
- não coloque um aparelho no quarto da criança
- lembre-se que a televisão é um instrumento. Pode ser ruim ou bom, depende da forma que você usa.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI79346%20-10541,00.html

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