sexta-feira, 2 de maio de 2014

Atividades para o berçário



ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS:

1)- Luva com sininhos:
Adquira uma luva de malha ou lã e pregue em cada dedo pequenos sinos. Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar cabelos. Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. Você pode também colar outros materiais nas bordas da luva: arroz, castanhas, etc.
Existem músicas infantis que expressam o movimento com as mãos. Por exemplo:
“Os dedinhos” (cantora Eliana)
2)- Locais para aventuras com bebês:
São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Por exemplo: túnel para bebês- feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc.
Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.
No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no máximo 1 hora e no próximo instante com os balões, etc.

3)- Piscinas para bebês:
Para cada grupo de crianças é bom que se tenha aproximadamente duas piscinas de borracha ou plástico. Você pode enchê-las com balões, jornais (você vai ver que logos elas irão rasgá-los entusiasmadamente). O algodão presta-se também para encher a piscina. Folhas de papel manteiga fazem também ruídos maravilhosos quando são amarrotados.
Outros materiais podem enchê-las: folhas secas, palha, etc.



 Lista de atividades para o planejamento
Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
Música com gestos
Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
Os  sentidos: visão, olfato, paladar
Uso do espelho: ver a si e ao outro
Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos
Cartões de linguagem
Trabalhar com semelhanças e diferenças
Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor
Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
Folhear ou rasgar revistas
Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
Trabalhar partes do corpo
Separar objetos em caixas/classificação (ajudar a arrumar)
Realizar ativ. que explorem: perto/longe (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Brincar com sucata
História com fantoches
Jogos de encaixe
Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
Realizar ativ. que explorem: junto/separado (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Massinha caseira
Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...)
Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...)
Empilhar objetos (até 3 objetos)
Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos)

 Atividades direcionadas por faixa etária:
3 Meses:

* Prender com uma fita perninha do bebê a um móbile;
* Encaixar a alça de um chocalho nos dedinhos do pé de um bebê;
* Amarra a chupeta ou um brinquedo no pezinho de modo que a criança tenha que dobrar a perna para alcançar a boca;
*Prancha de textura (deixe a criança sentir a diferente textura com as mãos e com os pés);

3 a 4 Meses:

* Segurar o objeto preso por um fio e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos:
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Pendulo / Circular

* Seguir o objeto focalização

- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Lados / Diagonais


* Esconder um objeto e mostrar a criança logo em seguida
* Esconder o objeto e apresentá-lo ao bebe com as mãos alternadas, até que ele desenvolva a habilidade de memorizar que o objeto aparece cada vez em uma mão e olhar antecipado.
* Induzir a imitação de movimentos simples:

- Colocar a língua para dentro e para fora
- Abrir e fechar a boca
- Fazer bico / vibrar os lábios e as línguas
- Abrir e fechar as mãos / bater palmas

* Esconder o rosto com um pano e esperar que a criança puxe para te achar
* Esconder um objeto embaixo de um pano e esperar que a criança puxe o pano e depois puxe o pano para achá-lo

4 a 6 Meses:

* Segurar uma bandeja de alumínio e incentivar a criança a chutar a bandeja fazendo barulho
* Cantar balançando a criança de acordo com a canção da música
* Cobrir a criança com um lençol fazendo uma cabaninha

6 a 7 Meses:

* Colocar a criança sentada em cima de um lençol e a arrastá-la puxando o lençol. A criança deverá fortalecer o abdômen para manter-se sentada.
* Rolar
* Engatinhar / passar por cima, por baixo de obstáculos.
* Sentar a criança em uma bola grande, para incentivar a criança a se equilibra-se com uma perna de cada lado.

8 a 12 Meses:

* Colocar a criança de costas, emitir sons por trás dela e esperar que ela vire-se em busca da localização da fonte sonora.
* Colocar e retirar objetos de dentro de uma caixa
* Bater pinos com o martelo
* Arremessar objetos
* Encaixar objetos com uma base com pinos
* Montanha Russa

1 a 2 anos e 5 meses:

* Empilhar peças
* Emparelhar peças
* Encaixar pinos
* Encaixar formas
* Encaixar seqüências de tamanhos:
- através de deslizamento
- em local determinado
- idem apenas com orientação
- idem com 2 locais determinados
- idem com 3 locais determinados
- idem com 4 locais determinados
- idem com todas as peças
- Encaixar de ponta cabeça
- Misturar 2 encaixes de forma diferentes

* Apresentação de fantoches
* Apresentação de figuras em livros
* Apresentação de animais / frutas / comidas / carros / pessoas / objetos de uso pessoal para nomeação.
* Imitação de seqüências de movimentos
* Imitação diferida (faz de conta)
* Incentivo à brincadeira simbólica.


Sugestões de atividades e estímulos para o berçário

"O adulto precisa apresentar o mundo"
* Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...
* Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
* Bolinhas de cheirinho feito com meia calça* Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
* Tampas de Nescau com figuras.
* Cds com figuras, furado e usado como móbile.
* Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
* Janelinhas das sensações.
* Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
* Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
* Varal das sensações.
* Cestos dos tesouros.
* Pendulo com bola e elástico colado no teto
* Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).








 

Brincadeiras dirigidas



Brincadeiras e jogos
Para riscar esses jogos no chão podem ser usados: giz, carvão ou caco de telha, pedaço de pau dependendo do tipo de chão onde for realizado: madeira,cimento, asfalto, terra, areia.
Amarelinha
Como brincar: fazer o desenho no chão. Cada criança escolhe sua pedrinha. A brincadeira começa com uma criança jogando a pedrinha na primeira casa e em seguida pulando ora num pé só, ora nos dois pés (nas casas que ficam lado a lado) em ordem crescente dos números das casas até atingir o céu. Não pode pisar na casa onde está a pedrinha, que deverá ser apanhada na volta. Quando erra ou queima (toca na linha), a criança pára e espera as outras pularem e depois recomeça de onde errou.
O desenho e as regras do jogo podem variar muito e cada grupo que joga escolhe como vai ser sua amarelinha.
         

 Caracol
Como brincar: no jogo do caracol, cada criança vai pulando num pé só em cada casa numerada até atingir o céu. As que estão esperando a vez de pular observam se a que está pulando comete erros: pisar na linha, apoiar os dois pés no chão fora do céu, saltar alguma casa. Dependendo da idade das crianças o caracol pode ter mais ou menos casas e as regras podem ser mais flexíveis.

Corrida do Saci
Como brincar: riscar no chão duas linhas: uma de partida e outra de chegada. Calcular a distância entre elas de acordo com a idade das crianças. As crianças vão ficar atrás da linha de partida. A um sinal da monitora vão sair pulando num pé só. Quem chegar primeiro na linha de chegada, equilibrando-se num pé só, ganha.
Corrida do sapo pula-pula
Como brincar: riscar no chão duas linhas: uma de partida e outra de chegada. Calcular a distância entre elas de acordo com a idade das crianças. As crianças vão ficar atrás da linha de partida. A um sinal da monitora sairão pulando com os dois pés, imitando um sapo.
Dono ou dona da calçada.
Como brincar: traçar uma linha separando a calçada da rua. Uma criança é escolhida para ser a dona da calçada e fica no lado da calçada. As outras crianças que estão na rua começam a querer entrar na calçada provocando a dona, que defende seu espaço tentando pegar as invasoras. Quem ela conseguir pegar, vai ajudá-la a defender a calçada.
Já para casa
Como brincar: riscar, no chão, vários círculos próximos, dois ou três a menos do que o número de crianças que vão participar da brincadeira. As crianças ficam andando pelo espaço onde a brincadeira está acontecendo. A monitora então diz:- “Já para casa”. Todas as crianças têm que procurar entrar dentro de um círculo, as que sobrarem podem pagar uma prenda. Na próxima vez as crianças escolhem quem vai comandar a brincadeira.
Jogo da toca
Como brincar: desenhar tocas no chão, que dêem para duas crianças ficarem dentro, em número menor que o número de crianças que vão brincar, para umas duas ficarem fora da toca. Cantar ou colocar para tocar uma música. As crianças vão ficar dançando em volta das tocas. Quando a música parar, tentam entrar,no máximo duas, em cada toca. As que não conseguem ficam fora e tentam entrar na próxima vez.
Mamãe, posso ir?
Como brincar: riscar uma linha no chão. Uma criança vai ser escolhida para ser a mãe e vai ficar a uma certa distância da linha. As outras ficarão atrás da linha. As crianças perguntam para a mãe: “Mamãe posso ir”? A mãe responde: “Sim”. As crianças perguntam: “Quantos passos”? A mãe responde: “Dois para frente, como sapinho” (as crianças andam imitando o sapo). As crianças andam para tentar alcançar a mãe. A cada andada repetem as perguntas. Na pergunta sobre os passos, a mãe muda o tipo de passo. Por exemplo: cinco passos de formiguinha para trás (passos pequenos) ; dois passos de elefante para frente (passos grandes); um passo de canguru( saltando com os dois pés juntos). Os que chegarem primeiro na mãe, ganham.
Raposa e pintinhos
Como brincar: riscar um círculo para ser o ninho e, distante dele uns sete metros, fazer uma linha. Num outro lugar fazer a toca. Atrás da linha ficarão os pintinhos, no ninho a galinha e, entre os dois, a raposa. Uma criança será a galinha, outra a raposa e as restantes serão os pintinhos. A galinha chamará os pintinhos: “Meus pintinhos venham cá”. Os pintinhos responderão: “Não vou não, tenho medo da raposa”. A galinha insistirá três vezes. Na terceira vez, os pintinhos sairão correndo, para tentar chegar até o ninho. A raposa correrá atrás deles e pegará quantos puder e colocando na toca. A brincadeira continuará até a raposa pegar todos ou até quando as crianças quiserem trocar de papéis.
Siga o caminho
Como brincar: riscar no chão vários tipos de caminho: em linha reta, curva, dando voltas . Convidar as crianças a andarem sobre o risco traçado de várias maneiras: devagar, depressa; com as mãos na cabeça, na cintura; na ponta dos pés, colocando um pé atrás do outro e de muitas outras maneiras que podem ser inventadas em cada local.
Terra e mar
Como brincar: traçar uma linha dividindo o mar da terra. Colocar no lado do mar ondas ou escrever os nomes mar e terra para as crianças entenderem bem qual é o lado do mar e qual o da terra no jogo. Quando a monitora disser terra, todas as crianças deverão saltar para o espaço da terra. Quando disser mar, todas as crianças saltam para o lado do mar. Quem errar pode ficar uma vez sem brincar ou pagar uma prenda, as crianças é que decidem antes como vai ser.
Tiro ao alvo
Como brincar: desenhar no chão três círculos (ou dois), um dentro do outro, reservando bastante espaço dentro de cada um deles. Combinar com o grupo o valor dos pontos de quem acertar nos círculos: o círculo do centro que é menor e fica mais longe deve valer mais. Pode ser jogado em equipe ou individual. As crianças tentam acertar o alvo jogando pedrinhas ou cascas de banana. A criança ou equipe que fizer mais pontos ganha a brincadeira.
Travessia da floresta
Como brincar: riscar no chão um círculo ou um quadrado bem grande para ser a floresta. Dentro dela vão ficar três crianças que são os pegadores. As outras ficam de fora. Dado um sinal, as crianças que estão de fora tentam cruzar a floresta. As três que estão dentro da floresta tentam pegá-las. Quem for pego passará a ajudar os pegadores. A brincadeira pode terminar quando todas as crianças forem pegas ou quando se cansarem de brincar.