Observando o comportamento das
crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na era da informatização, passam
cada dia mais tempo na frente de um computador, de uma televisão ou se
entretendo com brinquedos eletrônicos. Fazendo com que brinquem menos e
socializem-se menos com outras crianças. Com isso a criança perdeu o hábito
saudável de brincar outras brincadeiras, até mesmo de ver o mundo além da
janela.
Os jogos e as brincadeiras dirigidas devem fazem parte do dia-a-dia das
aulas na Educação Infantil, e são instrumentos muito importantes para que as
crianças se relacionem umas com as outras e possam expressar diferentes
sentimentos podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.
Essas atividades visam melhorar a
sociabilização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de
colaboração, trabalho em equipe e respeito.
Além de proporcionarem momentos
lúdicos e prazerosos, essas atividades ajudam a construir o conhecimento,
fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos
problemas e inclusive sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.
Cabo
de Guerra
Dois
grupos de crianças, cada grupo segura uma extremidade da corda. Ao sinal puxa a
corda cada um para o seu lado, tentando deslocar o outro grupo por cima de uma
marca feita no chão ou por pelo menos 1 metro, consagrando-se campeão.
Chicote
queimado
Crianças
em círculo, uma no meio segurando uma corda por uma das pontas, essa deve girar
a corda junto ao solo próximo aos pés dos colegas que devem pulá-la. Quem tocar
na corda duas vezes vai saindo e voltará para a brincadeira quando for
trocado o aluno que está no meio.
Saltando sobre a
Cobrinha
Com uma corda grande, o professor irá produzir movimentos diversos na corda
para que os alunos saltem sobre ela de um lado para o outro tentando evitar de
tocá-la.
Quem tocar a corda é "picado pela cobra" e fica uma rodada sem
pular.
Aumenta-Aumenta ou Alturinha
Duas pessoas seguram uma corda, crianças em fila passam pulando uma a uma
sobre a corda, a cada passagem de todos, vai se aos poucos aumentando a altura.
Quem tocar na corda na passagem vai saindo, até restar somente um.
Abaixa-Abaixa ou Cuidado com o Fio
Mantendo-se
uma corda esticada a uma altura de 1,20 metros, todas as crianças terão de
passar por baixo evitando tocá-la para não "levarem choque".
Feita a
passagem de toda a turma a altura do "fio", tornar-se-á menor, quem
tocar no fio levará um "choque" e sai da brincadeira, até restar
somente um.
Vale na cintura, no braço, na
perna ou apenas girá-lo no chão, como uma roda. Todas as formas vão auxiliar no
desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora. Uma brincadeira do tempo
da vovó que faz sucesso entre as crianças até hoje.
- Estender arcos no chão e andar ou saltar,
colocando um pé em cada um;
- Rolar um arco e conduzi-lo em várias direções;
- Bambolear um arco no corpo, nomeando em voz
alta, a parte que ele está tocando;
- Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da
escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora
do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca,
entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca;
- Basquete no qual a cesta é o bambolê.
Uma criança segura o bambolê para cima;
- - argola humana - as crianças são os pinos e o
bambolê a argola;
- - pular bambolê - usar o bambolê com se fosse
a corda.
Atividades com pneus
Pneus
velhos, depois de limpos, podem proporcionar excelentes brincadeiras.
Inventando brincadeiras
Como
brincar: colocar um ou mais pneus no local onde as crianças vão brincar e
deixar que elas inventem brincadeiras com eles.
Pneu colocado como túnel
Como
brincar: o adulto segura o pneu em pé, ou seja, na vertical e as crianças
podem:
• passar
engatinhando por dentro do pneu;
• passar
engatinhando de costas por dentro do pneu;
• atirar
uma bola no meio do pneu;
• atirar
a bola uma para outra pelo meio do pneu.
Pneu deitado no chão
Como
brincar: com as crianças organizadas em fila:
• cada
uma fica em pé sobre o pneu, pula no meio dele e depois pula para fora. As
pequenas ou as que precisarem dão a mão ao adulto para brincar;
- Pular
dentro e fora;
- se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral;
- rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem
deixá-lo cair;
- Empilhar;
- Pular pneu: colocá-los um na frente do outro, deitados
no chão, o aluno deverá pular até o final.