terça-feira, 27 de março de 2012

Decoração para sala de aula



Assim era minha sala de aula na educação infantil










 Porta copos descartáveís, com garrafa pet. Me ajudou muito.
 Minha mesa, reparem onde ficava o papel higiênico para higiene dos meu alunos. Também feito com garrafa pet.

 Os poucos brinquedos que eu tinha para trabalhar com meus alunos, eram organizados com carinho.



 A escola não oferecia aula de informática, mas eu dei um jeitinho de ter um, uzadinho na minha sala. E com ele desenvolvia atividades com meus alunos.
 Esse eu amo tenho ele até hj, esta na minha sala de Coordenação pedagógica.
Organizei os bambolês...
 Eu...em 2008
 Cantinho da leitura. Nunca faltou nas minhas salas de aula...e sempre impecável.
Caixas com material individual dos alunos


Com criatividade e amor se faz acontecer. Adoro recursos recicláveis para tornar o ambiente mais prazeroso. Feitos com minhas próprias mãos: pátio e cantinho da leitura.












Brincadeiras dirigidas : cordas, pneus e bambolês




          Observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na era da informatização, passam cada dia mais tempo na frente de um computador, de uma televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos. Fazendo com que brinquem menos e socializem-se menos com outras crianças. Com isso a criança perdeu o hábito saudável de brincar outras brincadeiras, até mesmo de ver o mundo além da janela.
            Os jogos e as brincadeiras  dirigidas devem fazem parte do dia-a-dia das aulas na Educação Infantil, e são instrumentos muito importantes para que as crianças se relacionem umas com as outras e possam expressar diferentes sentimentos podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.
            Essas atividades visam melhorar a sociabilização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito.
            Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, essas atividades ajudam a construir o conhecimento, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e inclusive sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.



Atividades com corda
Cabo de Guerra
Dois grupos de crianças, cada grupo segura uma extremidade da corda. Ao sinal puxa a corda cada um para o seu lado, tentando deslocar o outro grupo por cima de uma marca feita no chão ou por pelo menos 1 metro, consagrando-se campeão.

Chicote queimado
Crianças em círculo, uma no meio segurando uma corda por uma das pontas, essa deve girar a corda junto ao solo próximo aos pés dos colegas que devem pulá-la. Quem tocar na corda duas vezes  vai saindo e voltará para a brincadeira quando for trocado o aluno que está no meio.

Saltando sobre a Cobrinha
Com uma corda grande, o professor irá produzir movimentos diversos na corda para que os alunos saltem sobre ela de um lado para o outro tentando evitar de tocá-la.
Quem tocar a corda é "picado pela cobra" e fica uma rodada sem pular.


Aumenta-Aumenta ou Alturinha
Duas pessoas seguram uma corda, crianças em fila passam pulando uma a uma sobre a corda, a cada passagem de todos, vai se aos poucos aumentando a altura. Quem tocar na corda na passagem vai saindo, até restar somente um.

Abaixa-Abaixa ou Cuidado com o Fio
Mantendo-se uma corda esticada a uma altura de 1,20 metros, todas as crianças terão de passar por baixo evitando tocá-la para não "levarem choque".
Feita a passagem de toda a turma a altura do "fio", tornar-se-á menor, quem tocar no fio levará um "choque" e sai da brincadeira, até restar somente um.


 

Atividades com bambolês

Vale na cintura, no braço, na perna ou apenas girá-lo no chão, como uma roda. Todas as formas vão auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora. Uma brincadeira do tempo da vovó que faz sucesso entre as crianças até hoje.
  • Estender arcos no chão e andar ou saltar, colocando um pé em cada um;
  • Rolar um arco e conduzi-lo em várias direções;
  • Bambolear um arco no corpo, nomeando em voz alta, a parte que ele está tocando;
  • Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca;
  •  Basquete no qual a cesta é o bambolê. Uma criança segura o bambolê para cima;
  • - argola humana - as crianças são os pinos e o bambolê a argola;
  • - pular bambolê - usar o bambolê com se fosse a corda.



Atividades com pneus
Pneus velhos, depois de limpos, podem proporcionar excelentes brincadeiras.
Inventando brincadeiras
Como brincar: colocar um ou mais pneus no local onde as crianças vão brincar e deixar que elas inventem brincadeiras com eles.
Pneu colocado como túnel
Como brincar: o adulto segura o pneu em pé, ou seja, na vertical e as crianças podem:
• passar engatinhando por dentro do pneu;
• passar engatinhando de costas por dentro do pneu;
• atirar uma bola no meio do pneu;
• atirar a bola uma para outra pelo meio do pneu.
Pneu deitado no chão
Como brincar: com as crianças organizadas em fila:
• cada uma fica em pé sobre o pneu, pula no meio dele e depois pula para fora. As pequenas ou as que precisarem dão a mão ao adulto para brincar;

  • Pular dentro e fora;
  • se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral;
  • rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair;
  • Empilhar;
  • Pular pneu: colocá-los um na frente do outro, deitados no chão, o aluno deverá pular até o final.

Orientações para aula de culinária



  • Inicie a aula fazendo um cartaz , junto com os alunos, dos ingredientes que vão ser usado na receita. Use sua criatividade, traga fotos de revistas ou impressas, fixe – o no cartaz junto com a receita. Isso ajuda o aluno a memorizar o que foi preparado.
  • Desenvolva a aula de culinária sugerida no manual (anglo). Principalmente porque elas contextualizam a aula dada.
  • Caso não haja sugestão  de culinária no manual, caberá ao professor desenvolver, preparar uma receita de acordo com o que esta sendo trabalhado. Não se esqueça que a culinária não se resume a aula de natureza e sociedade, ela abrange todas as disciplinas. Crie projetos, exemplo: Projeto Outono (frutas, legumes, verduras, etc)
  • Deixe que o aluno auxilie no preparo da receita. Por exemplo: colocar ingredientes no liquidificador ou nos refratários. O aluno tem que ir pra casa dizendo que foi ele quem preparou o prato do dia, e não a professora.
  • Desenvolva hábitos de higiene: lavar as mãos e os utensílios, prender os cabelos, usar toca e avental, lavar as verduras, legumes e frutas (deixe os alunos lavarem).
  • Valorize receitas com frutas, legumes e verduras (alimentos saudáveis).
  • Aula de artes: receitas com modelagem. Exemplo: massa de pão, brigadeiro, biscoitos, etc. Faça bolinhas, cobrinhas, caracol... invente! Crie! Usa a imaginação! Explore seus alunos.
  • Matemática: cores, quantidades, ordenação (existem receitas que seguem uma ordem de preparo), representação dos números, inteiro e metade, formas, tamanho, expessura, tempo, temperatura, etc.
  • Linguagem: escrita, destaque de letra, destaque de palavras, rótulos de embalagem (monte um cartaz com os rótulos deixando-os fixo na sala), os alunos melhoram a leitura e aprimoram o vocabulário.
  • Ciências: separe o material orgânico e não orgânico, recicláveis (o que eles trouxeram, cujo as embalagens possam ser reutilizadas) vá separando, monte uma exposição ou até mesmo, trabalhe na aula de artes, criando brinquedos pedagógicos.
  • Trabalhe o paladar: doce, azedo, salgado, etc.
  • Incentive –os a experimentar novos sabores. Não se preocupe em que todos tenham que comer abundantemente, a idéia, a proposta é experimentar e não comer o que já estão acostumados.