TRABALHANDO A CHAMADINHA
O nome da
criança é o início da compreensão do sistema de escrita, sendo ponto de
referência para as outras escritas. É uma forma estável que fornece índices de
leitura para a criança: a letra inicial e a letra final. Através do nome, a
criança aprende convenções (escrita da esquerda para a direita), o nome das
letras e a sequência das letras na escrita (Meyer, 2004).
É fato que a questão da IDENTIDADE é algo
indispensável quando trabalhamos com crianças tão pequenas. Quanto menores,
maior a necessidade de se verem nos espaços, se identificarem e de se
sentirem parte de tudo a sua volta. Os materiais concretos e
personalizados para o desenvolvimento das atividades auxiliam e muito nesta
construção do "EU".
Seguem exemplos de Chamadinhas
criativas para o berçário:
- Esta foi feita de tecido com bolsos de plástico transparentes que podem ser usados também para tirar e colocar figuras para trabalhar oralidade ou de temas da semana.
- Chamada concreta confeccionada com caixas tipo as de leite, que serve para empilhar e ainda o contato com as cores.
A chamadinha é feita desde o berçário, utilizando as fotos dos pequenos. A
professora canta a musiquinha e a criança procura sua foto e coloca no mural.
- Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras;
- Fazer conjuntos a partir de : letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos, nome das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente;
- "Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).
- Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.
- Em todas as salas deverá ter o cantinho da chamadinha, é o primeiro contato das crianças com seu nome e o nome dos amigos.
- Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras;
- Fazer conjuntos a partir de : letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos, nome das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente;
- "Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).
- Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.
- Em todas as salas deverá ter o cantinho da chamadinha, é o primeiro contato das crianças com seu nome e o nome dos amigos.
-
Apresentar o nome, indicando a letra inicial. Obs.: Não dizer a "letra da
Larissa", mas simplesmente "L". Fala-se o nome da letra e a
criança identifica a quem pertence aquela inicial.
-
Coloque as fichas com os nomes em uma caixa. Organize os pequenos em roda e
explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio:
"Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e
incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha
no cartaz.
-
Na hora da chamada, deve-se levantar o crachá e perguntar: "Esse aluno
veio hoje?". "Assim, eles precisam conhecer a palavra para, então,
responder se o amiguinho veio ou não.
-
Conforme os alunos apresentarem bom desempenho, crie dois outros cartazes. Em
um deles, escreva "escola" e, no outro, "casa".
- Chamada com velcro para crianças um pouquinho maiores, aqui no caso Maternal I, que já conseguem pregar seus nomes seguindo a foto
- Chamada com ímãs, cada aluno tem seu próprio "EU"