sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Trabalhando a chamadinha



TRABALHANDO A CHAMADINHA
O nome da criança é o início da compreensão do sistema de escrita, sendo ponto de referência para as outras escritas. É uma forma estável que fornece índices de leitura para a criança: a letra inicial e a letra final. Através do nome, a criança aprende convenções (escrita da esquerda para a direita), o nome das letras e a sequência das letras na escrita (Meyer, 2004).
     É fato que a questão  da IDENTIDADE é algo indispensável quando trabalhamos com crianças tão pequenas. Quanto menores,  maior a necessidade de se verem nos espaços, se identificarem e de se sentirem  parte de tudo a sua volta. Os materiais concretos e personalizados para o desenvolvimento das atividades auxiliam e muito nesta construção do "EU".
     Seguem exemplos de Chamadinhas criativas para o berçário: 

  • Esta foi feita de tecido com bolsos de plástico transparentes que podem ser usados também para tirar e colocar figuras para trabalhar oralidade ou de temas da semana.

  • Chamada concreta confeccionada com caixas  tipo as de leite, que serve para empilhar e ainda o contato com as cores.
     A chamadinha é feita desde o berçário, utilizando as fotos dos pequenos. A professora canta a musiquinha e a criança procura sua foto e coloca no mural.
- Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras;
- Fazer conjuntos a partir de : letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos, nome das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente;
- "Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).
- Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.
-  Em todas as salas deverá ter o cantinho da chamadinha, é o primeiro contato das crianças com seu nome e o nome dos amigos.
- Apresentar o nome, indicando a letra inicial. Obs.: Não dizer a "letra da Larissa", mas simplesmente "L". Fala-se o nome da letra e a criança identifica a quem pertence aquela inicial.
- Coloque as fichas com os nomes em uma caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio: "Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha no cartaz.

- Na hora da chamada, deve-se levantar o crachá e perguntar: "Esse aluno veio hoje?". "Assim, eles precisam conhecer a palavra para, então, responder se o amiguinho veio ou não.
- Conforme os alunos apresentarem bom desempenho, crie dois outros cartazes. Em um deles, escreva "escola" e, no outro, "casa".

  •      Chamada com velcro para crianças um pouquinho maiores, aqui no caso Maternal I, que já conseguem pregar seus nomes seguindo a foto

  •  Chamada com ímãs, cada aluno tem seu próprio "EU"



Planejamento Maternal II 1º semestre



PLANEJAMENTO PARA O  MATERNAL II
1º semestre

“É brincando que a gente se educa e se aprende.
Quem brinca sabe que a alegria se encontra precisamente no desafio e na dificuldade.
Letras, palavras, números, formas, bichos, plantas, objetos,
Estrelas, rios, mares, máquinas, ferramentas, comidas, músicas –
Todos são desafios...
Professores e pais bons são aqueles que transformam a matéria em brinquedo
E seduzem o aluno e o filho a brincar.
                                Depois de seduzido, não há quem segure!!!”             Rubem Alves

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
  • Leitura compartilhada (contos de fada); (trabalhar todos os dias)
  • Textos que sabem de cor (as cantigas de roda);
  • Nomes próprios (crianças – letra inicial);
  • Leitura do alfabeto (destacando as letras iniciais do nome);

MATEMÁTICA:
  • Cores: Primárias; (AZUL, VERMELHO E AMARELO)
  • Figuras Geométricas (CIRCULO, QUADRADO, TRIÂNGULO);
  • Medidas e Grandeza (DENTRO, FORA, GRANDE, PEQUENO)
  • Contagem numérica; (0 à 3)
  •  Representação de quantidade com objetos;
  • Orientação espacial e temporal;
  • Retas (horizontal, vertical); (andar sobre linhas no chão, corda etc;)

NATUREZA E SOCIEDADE:
CIÊNCIAS
  • Esquema corporal (coordenação motora);
  • Sentidos (OLFATO E PALADAR)
  • Vestuários, diferenças: MASCULINO/FEMININO;
HISTÓRIA:
  • Eu;
  • Auto-retrato;
GEOGRAFIA:
  • Moradia (inclui animais);
  • Casa (das crianças);

ARTE – MOVIMENTO – MÚSICA
  • Datas comemorativas (carnaval/páscoa/dia do circo/índio/dia do trabalho/dia das mães aniversário de José Bonifácio);
  • Pintura (dedo/pincel/giz);
  • Recorte (mãos);
  • Colagem com papel; (vários tipos)
  • Música; (trabalhar todos os dias)
  • Coordenação motora fina e grossa com movimentos, expressões e danças;
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
  • Socialização;
  • Brincadeiras;
  • Linguagem;
  • Roda de conversa;
  • Cuidados Pessoais;
  • Organização do ambiente;
 Tenha um excelente trabalho!

Planejamento Maternal I 1º semestre



PLANEJAMENTO PARA O  MATERNAL I
1º semestre
(fazer estas anotações, nas cadernetas)
“É brincando que a gente se educa e se aprende.
Quem brinca sabe que a alegria se encontra precisamente no desafio e na dificuldade.
Letras, palavras, números, formas, bichos, plantas, objetos,
Estrelas, rios, mares, máquinas, ferramentas, comidas, músicas –
Todos são desafios...
Professores e pais bons são aqueles que transformam a matéria em brinquedo
E seduzem o aluno e o filho a brincar.
                                Depois de seduzido, não há quem segure!!!”             Rubem Alves

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
  • Leitura compartilhada (contos de fada); (trabalhar todos os dias)
  • roda da conversa
  • Nomes próprios;
  • crachá 

MATEMÁTICA:
  • Cores: Primárias; (AZUL, VERMELHO E AMARELO)
  • Figuras Geométricas (CIRCULO, QUADRADO);
  • Medidas e Grandeza (DENTRO, FORA, GRANDE, PEQUENO)
  • Contagem numérica; (utilizando músicas ex: A Galinha do vizinho)
  •  Representação de quantidade com objetos;
  • Orientação espacial e temporal;
  • Retas (horizontal, vertical); (andar sobre linhas no chão, corda etc;)

NATUREZA E SOCIEDADE:
CIÊNCIAS
  • Esquema corporal (coordenação motora);
  • Sentidos (OLFATO E PALADAR)
HISTÓRIA:
  • Eu;
  • Auto-retrato;
GEOGRAFIA:
  • Moradia (inclui animais);
  • Casa (das crianças);

ARTE – MOVIMENTO – MÚSICA
  • Datas comemorativas (carnaval/páscoa/dia do circo/índio/dia do trabalho/dia das mães aniversário de José Bonifácio);
  • Pintura (dedo/pincel/giz) não usar lápis;
  • Recorte (com as mãos);
  • Colagem com papel; (vários tipos)
  • Música; (trabalhar todos os dias)
  • Brincadeiras de roda (trabalhar todos os dias)
  • Coordenação motora fina e grossa com movimentos, expressões e danças;
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
  • Socialização;
  • Brincadeiras;
  • Linguagem;
  • Roda de conversa; (trabalhar todos os dias)
  • Cuidados Pessoais;
  • Organização do ambiente;
 Tenha um excelente trabalho!

Planejamento Maternal II 2º semestre



PLANEJAMENTO SEMESTRAL MATERNAL II
2º semestre

"Não existe educação de qualidade sem o bom professor. O professor é o profissional mais estratégico para uma boa aprendizagem, é a peça chave e por isso precisa estar apto para transmitir o conteúdo de forma adequada". AD


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·         Roda da conversa
  • Cantinho de leitura:  contos de fadas, livro infantil; (trabalhar todos os dias)
·         Leitura de pequenos textos que eles sabem de cor; (cantigas de roda, parlendas)
  • Nomes próprios (crianças – letra inicial);
  • Nomes dos coleguinhas;
  • Chamadinha
  • Leitura do alfabeto (destacando as letras iniciais do nome);

MATEMÁTICA:
  • Cores: Primárias; (AZUL, VERMELHO, AMARELO, PRETO, BRANCO, VERDE)
  • Figuras Geométricas (CIRCULO, QUADRADO, TRIÂNGULO);
  • Medidas e Grandeza (EM CIMA, EMBAIXO, VAZIO, CHEIO)
  • Contagem numérica; (0 à 10)
  •  Representação de quantidade com objetos;
  • Orientação espacial e temporal;
  • Retas (horizontal, vertical); (andar sobre linhas no chão, corda etc;)

NATUREZA E SOCIEDADE:
  • Eu; Auto-retrato;
  • Mural do tempo;
  • Sentidos (AUDIÇÃO, TATO E VISÃO)
  • Escola;
  • Animais domésticos;
  • Animais da fazenda;
  • Aves;
  • Meios de comunicação;
  • Meios de transporte;
  • Datas comemorativas;
  • Higiene – banho, escovação, lavar as mãos.
  • Horta;
  • Desenvolver a interação social com passeios, observando as diferentes imagens, pessoais, árvores, parque, etc; Explore o pátio e jardins do CMEI;




MÚSICA - MOVIMENTO
  • Música; (trabalhar todos os dias)
  • Atividades com bandinhas confeccionada com sucatas,
  • Ouvir canções de ninar, de roda, etc;
  • Jogos e Brincadeiras dirigidas;  (pesquisar de acordo com a faixa etária)

ARTE
  • Pintura (dedo/pincel/giz) não usar lápis;
  • Recorte (com as mãos);
  • Colagem com papel; (vários tipos)
  • Amassar, rasgar diferentes papéis;
  • Datas comemorativas .


OBS: contextualizem, registrem pelo menos duas atividades por semana!

“Seja gentil. Seja amável. Seja humilde. Seja uma pessoa que faz a diferença. Que deixa saudade ao ir embora de um lugar. Que deixa o cheirinho do céu por onde passar.” Edilene Matoso


Tenha um excelente trabalho!