Planejamento – Educação infantil
"Repensar sobre a nossa prática docente é o primeiro passo para que a mudança aconteça.
É necessário apararmos as arestas, rever o que não deu certo e valorizarmos as conquista de um semestre para conseguirmos alcançar maior êxito no semestre que se inicia" Autor desconhecido
"Repensar sobre a nossa prática docente é o primeiro passo para que a mudança aconteça.
É necessário apararmos as arestas, rever o que não deu certo e valorizarmos as conquista de um semestre para conseguirmos alcançar maior êxito no semestre que se inicia" Autor desconhecido
PRÉ II
OBJETIVO
- Desenvolver coordenação
motora fina.
- Discriminação esquerda
direita.
- Organizar espacialmente os
traçados no papel.
- Desenvolver coordenação
viso-motor.
CONTEÚDO
- Exercícios para desenvolver:
- Esquema corporal;
- Esquema espacial;
- Orientação temporal;
- Coordenação motora
viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);
- Percepções sensoriais
(visão, audição, tato, olfato, gosto);
- Lateralidade.
- Desenvolver campo
lingüístico.
ESTRATÉGIA
- Exercícios gráficos em
folhas.
- Jogos.
- Brincadeiras.
- Músicas.
- Histórias.
- Atividades com sucata.
- Cartazes.
- Atividades em caderno
pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à:
participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades,
coordenação viso-motor, execução correta dos movimentos da esquerda para a
direita.
II – LINGUAGEM
1)-
VOGAIS
OBJETIVOS
- Identificar, ler e escrever
as vogais.
- Discriminar os sons oral e
nasal.
- Discriminar sons aberto e
fechado.
- Completar palavras de acordo
com as figuras.
- Traçar vogais corretamente.
- Discriminar o som das vogais
dentro de um contexto, utilizando músicas.
CONTEÚDO
Palavras-chave
e vogais em letras maiúsculas de imprensa.
Exercícios
para desenvolver o campo linguístico: desenvolvimento da expressão oral, início
da expressão escrita, leitura incidental (rótulos e embalagens).
ESTRATÉGIA
- Apresentação de histórias,
músicas, poesias, parlendas.
- Execução de exercícios
gráficos.
- Cartazes.
- Coordenação-motora: andar
sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).
- Pintura, recorte, desenho,
colagem, atividade com sucatas (embalagem).
- Transcrição da letra de
imprensa para letra cursiva.
AVALIAÇÃO
Avaliação
diária. Através de exercícios orais e escritos o professor deve verificar se o
aluno: traça corretamente as vogais, discrimina visualmente e auditivamente a
vogal em estudo, lendo e escrevendo.
Avaliar
o aluno através da participação, atenção e execução das atividades.
2)-
ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS
OBJETIVO
- Identificar encontros
vocálicos.
- Ler, escrever e empregar os
encontros vocálicos.
CONTEÚDO
- Encontros vocálicos em
letras maiúsculas de imprensa.
ESTRATÉGIA
- Apresentação dos encontros
vocálicos em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos,
poesias e parlendas.
- Alfabeto móvel,
quebra-cabeça cartazes com lista dos encontros vocálicos, jogo da memoria,
bingo de encontros vocálicos, exercícios e ditados.
- Leitura, recorte e colagem.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar
se o aluno: traça, transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os
encontros vocálicos e a vogais nasaladas.
3)-
FAMÍLIAS SILÁBICAS
OBJETIVO
- Identificar, ler e escrever
as famílias silábicas corretamente.
- Automatizar o processo de
formação.
- Empregar corretamente o uso
das famílias.
- Treinar a escrita.
- Executar os exercícios
corretamente.
CONTEÚDO
- Palavras-chave, famílias
silábicas.
- Pequenos textos, músicas,
poesias, parlendas, histórias e desenhos.
- Ortografia.
ESTRATÉGIA
- Apresentação das famílias
silábicas através de: Alfabeto móvel, quebra cabeça cartazes com lista de
palavras, jogo da memoria, bingo de palavras, exercícios, ditados,
recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos,
e brincadeiras, caderno, palavras cruzadas e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua através de: cópias, treino ortográfico, e exercícios gráficos com
correções.
Verificação:
se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o
aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas.
Avaliação
diária através da atenção, interesse e participação da criança.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
- Desenvolver os conceitos
matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as
atividades propostas.
- Identificar figuras
geométricas.
- Desenvolver aprendizagem dos
números (adição, subtração).
- Desenvolver raciocínio
lógico-matemático.
- Ampliar os conceitos
matemáticos.
- Realizar as atividades
propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
- Conceitos matemáticos:
grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na
frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
- Conjuntos (unitário, vazio).
- Formas geométricas,
numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e
representação gráfica.
ESTRATÉGIA
Apresentar
conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos,
brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas,
recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação
continua e diária para que o aluno desenvolva: interesse, atenção, raciocínio
lógico-matemático e assimilação dos conteúdos.
Avaliar
o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e
correções.
ARTES
OBJETIVO
- Desenvolver a potencialidade
criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
- Desenvolver habilidades e
formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
- Desenvolver o domínio de
técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
- Desenvolver a habilidade de
discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
- Desenho.
- Pintura.
- Impressão.
- Recorte.
- Alinhavo.
- Tapeçaria.
- Colagem.
- Modelagem.
- Dobradura.
- Montagem.
- Construção.
ESTRATÉGIA
- Atividades gráficas como
desenhos, para pintura, recorte e colagem.
- Tinta, pincel, cola,
tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
- Revista, jornal e sucata.
- Barbante, lã, linhas,
madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos
alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse,
espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio,
cooperação, companheirismo e a motivação.
NATUREZA
E SOCIEDADE I
OBJETIVO
- Identificar as diversas
partes do corpo e suas funções.
- Formar bons hábitos de
higiene e saúde.
- Identificar o valor
nutritivo e a procedências dos alimentos.
- Identificar e observar o
processo de germinação e crescimento das plantas.
- Identificar, distinguir e
caracterizar os animais.
- Desenvolver habilidades
como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
- Explorar o ambiente em que
vive.
CONTEÚDO
- As Partes do Corpo/Higiene e
Saúde/Órgãos do sentido.
- Alimento/Culinária.
- Plantas/Horticultura.
- Animais.
ESTRATÉGIA
- Explorar o meio em que
estamos.
- Confecção de cartazes,
desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
- Pinturas colagens, recortes.
- Horta.
- Passeios, excursões.
- Atividades com os próprios
alunos (jogos e brincadeiras).
- Músicas, histórias,
diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
- Alimentos (frutas, verduras,
legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados
pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação,
espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
NATUREZA
E SOCIEDADE II
OBJETIVO
- Adaptar a criança à escola e
à vida social.
- Promover condições de um
convívio agradável.
- Desenvolver atitudes de
polidez, respeito e cooperação.
- Adquirir habilidades
sociais.
- Compreender a necessidade da
cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
- Desenvolver: atividades e
conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e
habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
- Eu/Família.
- Casa/Comunidade.
- Escola.
- Meios de Transporte/Meios de
Comunicação.
- Datas Comemorativas:
- (Alguns exemplos) Carnaval,
Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de
Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Desenhos,
cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas
(atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
Festas,
bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos,
no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem,
comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a
execução das atividade.
OBJETIVOS
SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de
asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habituá-lo a usar os clichês
sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja
independente.
- Deixá-la explorar ao máximo
os objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar
com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não
fixe em um único colega.
- Manté-la ocupada.
- Levar a criança a participar
das atividades de grupo.