As crianças com idade entre 1(ano) e meio a 3 (três) anos. Exige de você um real interesse pelas falas delas, atenção aos seus movimentos, gestos e outras ações expressivas. O seu papel como professor é de fundamental importância, pois as crianças não estão aprendendo só a linguagem mas, um conjunto de habilidades, valores e atitudes a ela relacionados. Mas antes de qualquer coisa é importante que você fique atento para sempre escutar as crianças, dando atenção ao que elas falam. Atribuindo sentido e reconhecendo que mesmo de forma ainda pouco compreensível elas querem dizer algo. responda sempre as interrogações ou comente de forma coerente para que sua resposta tenha relação com a fala das crianças. E utilize situações do cotidiano para o desenvolvimento da linguagem oral usando todas as rotinas relacionadas com a alimentação, higiene, repouso, atividades de música e de artes plásticas transformando-as em situações nas quais as crianças aprendem a escutar os demais, a expressar-se e adquirir um vocabulário diversificado e uma pronúncia correta.
Organize rodas de conversa, entretanto as rodas de conversa para a faixa etária de 18 meses a 3 anos, devem ter características específicas o espaço físico deve ser delimitado e as crianças devem ficar expostas em círculos, você juntamente com as crianças, deve se acomodar no chão, a duração da roda vai depender do interesse das crianças.
Para refletir: A roda de conversa é uma atividade bastante recorrente na rotina da Educação Infantil, segundo Costa (2007, p. 5) passou a ser incorporada às práticas da Educação Infantil mediante a defesa da livre expressão da criança pré-escolar, sendo Freinet o precursor dessa prática nessa etapa de ensino. Dessa forma, a RODA DE CONVERSA é um dos instrumentos da Pedagogia de Freinet que visa a livre expressão e, na dinâmica educativa, é, também, “[...] um momento importante para o grupo se conhecer e se organizar. [...] é um momento privilegiado no atendimento à necessidade de exprimir sentimentos e idéias e comunicar-se com os outros” (FERREIRA, apud, Costa, 2007, p. 5).
Para refletir: A roda de conversa é uma atividade bastante recorrente na rotina da Educação Infantil, segundo Costa (2007, p. 5) passou a ser incorporada às práticas da Educação Infantil mediante a defesa da livre expressão da criança pré-escolar, sendo Freinet o precursor dessa prática nessa etapa de ensino. Dessa forma, a RODA DE CONVERSA é um dos instrumentos da Pedagogia de Freinet que visa a livre expressão e, na dinâmica educativa, é, também, “[...] um momento importante para o grupo se conhecer e se organizar. [...] é um momento privilegiado no atendimento à necessidade de exprimir sentimentos e idéias e comunicar-se com os outros” (FERREIRA, apud, Costa, 2007, p. 5).
Algumas brincadeiras como atividade de correr e sentar na roda, brincar de passar anel ou descobrir a surpresa, são ações que favorecem e valoriza o ato de estar na roda. Na roda da conversa as crianças devem ser estimuladas a falarem do jeito que sabem sobre acontecimentos, experiências vividas em casa, na creche, em passeios, e outros.
Outra atividade interessante, é mostrar cartazes com figuras de objetos variados como, brinquedos, alimentos meios de transporte, de comunicação, animais, mobiliários e outros. E solicitar que sejam identificados pelo nome.
Com criança a partir de 2 anos e meio você pode mostras de 3 a 4 gravuras que colocadas em sequência forma uma história. Solicite que conte uma história a partir do que estão vendo esta atividade pode ser realizada coletivamente ou de forma individualizada. É importante que você registre o que as crianças falaram e posteriormente leia para elas.
Uma atividade muito importante para crianças dessa idade é a leitura sistemática de histórias que tenham gravuras interessantes, textos curto, relacionado com assuntos de interesse das crianças como animais, cenas da vida e família, fadas e outros. Explorem com perguntas que estimulem o recontar!
Promova sempre a escuta de histórias contadas por você mesmo ou através de CDs.
Coloque as crianças para ouvir diversos tipos de canções como rodas infantis e canções folclóricas e ainda pequenos poemas incentive a cantá-los e a recitá-los.
Dê as crianças muitas oportunidades as crianças de desenhar livremente e solicite para que ela fale sobre seus desenhos, se for possível registre no verso do desenho o relato das crianças.
Incentive as brincadeiras de faz de conta nas quais as crianças se expressam espontaneamente assumindo diversos papéis.
Crie oportunidades de dramatização através de fantoches e de fantasias.
BOM TRABALHO!!