REGULAMENTO INTERNO – CMEI Centro municipal de educação
infantil
Descrição sumária: Ensinar e cuidar de alunos na faixa de
zero (0) a cinco (5) anos. Orientar a construção do conhecimento. Preparar
material pedagógico; organizar o trabalho. No desenvolvimento das atividades,
mobilizar um conjunto de capacidades comunicativas.
Condições gerais de exercício: atuar de forma individual,
com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período
diurno.
Competências
Pessoais:
- Participar da associação de pais e mestres;
- Participar de conselhos;
- Estabelecer vínculos;
- Ser lúdico e criativo;
- Auto-avaliar-se;
- Atualizar-se;
- Demonstrar paciência;
- Demonstrar senso de organização;
- Demonstrar afetividade;
- Demonstrar verstilidade;
- Demonstrar sensibilidade;
- Comportar-se de forma igualitária com todas as crianças;
- Contornar situações adversas;
- Trabalhar em equipe;
- Interagir com a comunidade;
- Manter boas relações com os pais;
- Demonstrar autocontrole;
- Participar de eventos de qualificação profissional;
- Servir como referencial de conduta;
- Demonstrar capacidade de observação.
- Preparar as rotinas semanais; as rotinas tem de estar disponível na sala para uma utilização cotidiana e à disposição de qualquer pessoa que deseja dar uma vista;
- Respeitar o regulamento interno do CMEI e promover um trabalho de qualidade;
Descrição detalhada
Ensinar
alunos:
- Cantar músicas;
- Criar espaço para brincadeiras;
- Brincar com os alunos;
- Contar histórias;
- Dramatizar histórias e músicas;
- Desenvolver atividades artísticas;
- Modelar massinhas;
- Colar materiais;
- Recortar materiais;
- Desenhar;
- Pintar;
- Escrever letras e números;
Orientar a construção do conhecimento:
- Conversar com alunos (roda da conversa);
- Construir regras com os alunos;
- Apresentar regras do CMEI;
- Desenvolver capacidades motoras;
- Desenvolver capacidades emocionais;
- Desenvolver capacidades intelectuais;
- Trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- Explicar atividades propostas;
- Orientar atividades artísticas;
- Orientar atividades com jogos e brinquedos;
- Orientar atividades de desenho;
- Orientar manuseio de materiais;
- Ler parlendas, versos;
- Elaborar histórias com alunos;
- Filmes;
- Comentar filmes;
Cuidar dos alunos:
- Observar estado geral dos alunos (higiene, saúde, etc.);
- Orientar higiene pessoal;
- Servir alimentação dos alunos;
- Alimentar os alunos (cada um com seu prato e talher)
- Supervisionar refeições;
- Auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- Trocar fralda dos alunos;
- Incentivo ao uso do banheiro para os alunos do Maternal I (controle de esfíncteres);
- Trocar roupa dos alunos;
- Dar banho nos alunos;
- Supervisionar entrada e saída dos alunos;
- Supervisionar momento do sono e descanso;
- Observar higiene dos brinquedos;
- Higienizar brinquedos (uma vez por semana);
- Trocar roupa de cama;
- Acompanhar alunos no parque (em pé interagindo com os alunos)
- Ofereça bastante água;
Preparar material pedagógico:
·
Solicitar material pedagógico;
·
Confeccionar material pedagógico;
·
Usar sucata;
·
Reciclar material;
·
Identificar material pedagógico;
·
Limpar material;
·
Selecionar o material (antes de começar as
atividades diárias com os alunos).
Organizar o trabalho:
- Participar da definição do horário;
- Organizar espaços em geral;
- Organizar espaço para momento do sono e descanso;
- Organizar sala de aula;
- organizar material pedagógico;
- organizar pasatas de atividades dos alunos;
- Organizar eventos no CMEI;
- Limpar sala de aula e imobiliário;
- Fazer a chamada dos alunos;
- Participar da elaboração de calendário escolar.
Comunicar-se:
·
Reunir-se com a coordenação e a direção;
·
Participar de reuniões com demais profissionais
do CMEI;
·
Discutir plano de aula com coordenação e
direção;
·
Convocar pais e responsáveis;
·
Registrar observações;
·
Preencher caderno de recados;
·
Discutir resultados dos projetos;
Orientações
finais
·
MURAIS
devem conter as atividades dos alunos e ser decorados pelas monitoras; deverão
ser confeccionados na hora do repouso dos alunos;
·
Separar
a turma para realizar atividades pedagógicas;
·
Ao
sair do refeitório com as crianças, deixar mesas e cadeiras limpas;
·
É proibido
juntar as turmas e mudar crianças de sala;
·
Cuidado
ao entregar brinquedos para os alunos! O ideal é CRIAR AMBIENTES e não
esparramar pelo chão mesmo que a atividade seja livre;
·
AMBIENTE
AREJADO, no periodo de aula não fechar as janelas e portas;
·
Salas
com mais de uma MONITORA é obrigatório a separação da turma;
·
Troque as
atividades a cada 15 minutos. Brinquedos espalhados, brigas, alunos dispersos,
sinal de que a atividade deve ser trocada!
·
Ofereça
brinquedos aos bebês, deixá-los sozinhos em berços e cadeirinhas sem nenhuma
atenção da monitora eles ficarão irritados e o choro não vai cessar!
·
Enquanto as
crianças dormem, separem tudo que será utilizado nas atividades no decorrer do
dia;
·
É
proibido o uso da televisão no decorrer das atividades, a não ser que ela
esteja de acordo com o planejamento;
·
Qualquer
tipo de ideia ou reclamação passar primeiramente para a coordenadora da sua
CMEI;
·
Sirva
e eduque com amor e com compromisso!