sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Trabalhando a chamadinha



TRABALHANDO A CHAMADINHA
O nome da criança é o início da compreensão do sistema de escrita, sendo ponto de referência para as outras escritas. É uma forma estável que fornece índices de leitura para a criança: a letra inicial e a letra final. Através do nome, a criança aprende convenções (escrita da esquerda para a direita), o nome das letras e a sequência das letras na escrita (Meyer, 2004).
     É fato que a questão  da IDENTIDADE é algo indispensável quando trabalhamos com crianças tão pequenas. Quanto menores,  maior a necessidade de se verem nos espaços, se identificarem e de se sentirem  parte de tudo a sua volta. Os materiais concretos e personalizados para o desenvolvimento das atividades auxiliam e muito nesta construção do "EU".
     Seguem exemplos de Chamadinhas criativas para o berçário: 

  • Esta foi feita de tecido com bolsos de plástico transparentes que podem ser usados também para tirar e colocar figuras para trabalhar oralidade ou de temas da semana.

  • Chamada concreta confeccionada com caixas  tipo as de leite, que serve para empilhar e ainda o contato com as cores.
     A chamadinha é feita desde o berçário, utilizando as fotos dos pequenos. A professora canta a musiquinha e a criança procura sua foto e coloca no mural.
- Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras;
- Fazer conjuntos a partir de : letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos, nome das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente;
- "Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).
- Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.
-  Em todas as salas deverá ter o cantinho da chamadinha, é o primeiro contato das crianças com seu nome e o nome dos amigos.
- Apresentar o nome, indicando a letra inicial. Obs.: Não dizer a "letra da Larissa", mas simplesmente "L". Fala-se o nome da letra e a criança identifica a quem pertence aquela inicial.
- Coloque as fichas com os nomes em uma caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio: "Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha no cartaz.

- Na hora da chamada, deve-se levantar o crachá e perguntar: "Esse aluno veio hoje?". "Assim, eles precisam conhecer a palavra para, então, responder se o amiguinho veio ou não.
- Conforme os alunos apresentarem bom desempenho, crie dois outros cartazes. Em um deles, escreva "escola" e, no outro, "casa".

  •      Chamada com velcro para crianças um pouquinho maiores, aqui no caso Maternal I, que já conseguem pregar seus nomes seguindo a foto

  •  Chamada com ímãs, cada aluno tem seu próprio "EU"



Um comentário: