PLANEJAMENTO PARA O MATERNAL II
1º semestre
“É
brincando que a gente se educa e se aprende.
Quem
brinca sabe que a alegria se encontra precisamente no desafio e na dificuldade.
Letras,
palavras, números, formas, bichos, plantas, objetos,
Estrelas,
rios, mares, máquinas, ferramentas, comidas, músicas –
Todos
são desafios...
Professores
e pais bons são aqueles que transformam a matéria em brinquedo
E
seduzem o aluno e o filho a brincar.
Depois de
seduzido, não há quem segure!!!” Rubem Alves
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- Leitura compartilhada (contos de fada); (trabalhar todos os dias)
- Textos que sabem de cor (as cantigas de roda);
- Nomes próprios (crianças – letra inicial);
- Leitura do alfabeto (destacando as letras iniciais do nome);
MATEMÁTICA:
- Cores: Primárias; (AZUL, VERMELHO E AMARELO)
- Figuras Geométricas (CIRCULO, QUADRADO, TRIÂNGULO);
- Medidas e Grandeza (DENTRO, FORA, GRANDE, PEQUENO)
- Contagem numérica; (0 à 3)
- Representação de quantidade com objetos;
- Orientação espacial e temporal;
- Retas (horizontal, vertical); (andar sobre linhas no chão, corda etc;)
NATUREZA E SOCIEDADE:
CIÊNCIAS
- Esquema corporal (coordenação motora);
- Sentidos (OLFATO E PALADAR)
- Vestuários, diferenças: MASCULINO/FEMININO;
HISTÓRIA:
- Eu;
- Auto-retrato;
GEOGRAFIA:
- Moradia (inclui animais);
- Casa (das crianças);
ARTE – MOVIMENTO – MÚSICA
- Datas comemorativas (carnaval/páscoa/dia do circo/índio/dia do trabalho/dia das mães aniversário de José Bonifácio);
- Pintura (dedo/pincel/giz);
- Recorte (mãos);
- Colagem com papel; (vários tipos)
- Música; (trabalhar todos os dias)
- Coordenação motora fina e grossa com movimentos, expressões e danças;
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
- Socialização;
- Brincadeiras;
- Linguagem;
- Roda de conversa;
- Cuidados Pessoais;
- Organização do ambiente;
Nenhum comentário:
Postar um comentário