terça-feira, 27 de março de 2012

Brincadeiras dirigidas : cordas, pneus e bambolês




          Observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na era da informatização, passam cada dia mais tempo na frente de um computador, de uma televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos. Fazendo com que brinquem menos e socializem-se menos com outras crianças. Com isso a criança perdeu o hábito saudável de brincar outras brincadeiras, até mesmo de ver o mundo além da janela.
            Os jogos e as brincadeiras  dirigidas devem fazem parte do dia-a-dia das aulas na Educação Infantil, e são instrumentos muito importantes para que as crianças se relacionem umas com as outras e possam expressar diferentes sentimentos podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.
            Essas atividades visam melhorar a sociabilização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito.
            Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, essas atividades ajudam a construir o conhecimento, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e inclusive sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.



Atividades com corda
Cabo de Guerra
Dois grupos de crianças, cada grupo segura uma extremidade da corda. Ao sinal puxa a corda cada um para o seu lado, tentando deslocar o outro grupo por cima de uma marca feita no chão ou por pelo menos 1 metro, consagrando-se campeão.

Chicote queimado
Crianças em círculo, uma no meio segurando uma corda por uma das pontas, essa deve girar a corda junto ao solo próximo aos pés dos colegas que devem pulá-la. Quem tocar na corda duas vezes  vai saindo e voltará para a brincadeira quando for trocado o aluno que está no meio.

Saltando sobre a Cobrinha
Com uma corda grande, o professor irá produzir movimentos diversos na corda para que os alunos saltem sobre ela de um lado para o outro tentando evitar de tocá-la.
Quem tocar a corda é "picado pela cobra" e fica uma rodada sem pular.


Aumenta-Aumenta ou Alturinha
Duas pessoas seguram uma corda, crianças em fila passam pulando uma a uma sobre a corda, a cada passagem de todos, vai se aos poucos aumentando a altura. Quem tocar na corda na passagem vai saindo, até restar somente um.

Abaixa-Abaixa ou Cuidado com o Fio
Mantendo-se uma corda esticada a uma altura de 1,20 metros, todas as crianças terão de passar por baixo evitando tocá-la para não "levarem choque".
Feita a passagem de toda a turma a altura do "fio", tornar-se-á menor, quem tocar no fio levará um "choque" e sai da brincadeira, até restar somente um.


 

Atividades com bambolês

Vale na cintura, no braço, na perna ou apenas girá-lo no chão, como uma roda. Todas as formas vão auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora. Uma brincadeira do tempo da vovó que faz sucesso entre as crianças até hoje.
  • Estender arcos no chão e andar ou saltar, colocando um pé em cada um;
  • Rolar um arco e conduzi-lo em várias direções;
  • Bambolear um arco no corpo, nomeando em voz alta, a parte que ele está tocando;
  • Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca;
  •  Basquete no qual a cesta é o bambolê. Uma criança segura o bambolê para cima;
  • - argola humana - as crianças são os pinos e o bambolê a argola;
  • - pular bambolê - usar o bambolê com se fosse a corda.



Atividades com pneus
Pneus velhos, depois de limpos, podem proporcionar excelentes brincadeiras.
Inventando brincadeiras
Como brincar: colocar um ou mais pneus no local onde as crianças vão brincar e deixar que elas inventem brincadeiras com eles.
Pneu colocado como túnel
Como brincar: o adulto segura o pneu em pé, ou seja, na vertical e as crianças podem:
• passar engatinhando por dentro do pneu;
• passar engatinhando de costas por dentro do pneu;
• atirar uma bola no meio do pneu;
• atirar a bola uma para outra pelo meio do pneu.
Pneu deitado no chão
Como brincar: com as crianças organizadas em fila:
• cada uma fica em pé sobre o pneu, pula no meio dele e depois pula para fora. As pequenas ou as que precisarem dão a mão ao adulto para brincar;

  • Pular dentro e fora;
  • se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral;
  • rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair;
  • Empilhar;
  • Pular pneu: colocá-los um na frente do outro, deitados no chão, o aluno deverá pular até o final.

4 comentários:

  1. Adorei! Me formei no curso de formação de professores ano passado e comecei a trabalhar jé este mês, graças a Deus e ao fazer o meu planejamento vim procurar algumas atividades dirigidas e encontrei seu blog! Muito obrigada pela ajuda! Estarei sempre por aqui pegando umas dicas! Deus te abençoe muito!

    ResponderExcluir
  2. muito bem gostei das atividades elas me ajudarão muito no meu trabalho parabéns .

    ResponderExcluir
  3. muito bem gostei das atividades elas me ajudarão muito no meu trabalho parabéns .

    ResponderExcluir