Brincadeiras e jogos
Para
riscar esses jogos no chão podem ser usados: giz, carvão ou caco de telha,
pedaço de pau dependendo do tipo de chão onde for realizado: madeira,cimento,
asfalto, terra, areia.
Amarelinha
Como
brincar: fazer o desenho no chão. Cada criança escolhe sua pedrinha. A
brincadeira começa com uma criança jogando a pedrinha na primeira casa e em
seguida pulando ora num pé só, ora nos dois pés (nas casas que ficam lado a
lado) em ordem crescente dos números das casas até atingir o céu. Não pode
pisar na casa onde está a pedrinha, que deverá ser apanhada na volta. Quando
erra ou queima (toca na linha), a criança pára e espera as outras pularem e
depois recomeça de onde errou.
O desenho
e as regras do jogo podem variar muito e cada grupo que joga escolhe como vai
ser sua amarelinha.
Caracol
Como brincar: no jogo do caracol, cada criança vai
pulando num pé só em cada casa numerada até atingir o céu. As que estão
esperando a vez de pular observam se a que está pulando comete erros: pisar na
linha, apoiar os dois pés no chão fora do céu, saltar alguma casa. Dependendo
da idade das crianças o caracol pode ter mais ou menos casas e as regras podem
ser mais flexíveis.
Corrida do Saci
Como
brincar: riscar no chão duas linhas: uma de partida e outra de chegada.
Calcular a distância entre elas de acordo com a idade das crianças. As crianças
vão ficar atrás da linha de partida. A um sinal da monitora vão sair pulando
num pé só. Quem chegar primeiro na linha de chegada, equilibrando-se num pé só,
ganha.
Corrida do sapo pula-pula
Como
brincar: riscar no chão duas linhas: uma de partida e outra de chegada.
Calcular a distância entre elas de acordo com a idade das crianças. As crianças
vão ficar atrás da linha de partida. A um sinal da monitora sairão pulando com
os dois pés, imitando um sapo.
Dono ou dona da calçada.
Como
brincar: traçar uma linha separando a calçada da rua. Uma criança é escolhida
para ser a dona da calçada e fica no lado da calçada. As outras crianças que
estão na rua começam a querer entrar na calçada provocando a dona, que defende
seu espaço tentando pegar as invasoras. Quem ela conseguir pegar, vai ajudá-la
a defender a calçada.
Já para casa
Como
brincar: riscar, no chão, vários círculos próximos, dois ou três a menos do que
o número de crianças que vão participar da brincadeira. As crianças ficam
andando pelo espaço onde a brincadeira está acontecendo. A monitora então diz:-
“Já para casa”. Todas as crianças têm que procurar entrar dentro de um círculo,
as que sobrarem podem pagar uma prenda. Na próxima vez as crianças escolhem
quem vai comandar a brincadeira.
Jogo da toca
Como
brincar: desenhar tocas no chão, que dêem para duas crianças ficarem dentro, em
número menor que o número de crianças que vão brincar, para umas duas ficarem
fora da toca. Cantar ou colocar para tocar uma música. As crianças vão ficar
dançando em volta das tocas. Quando a música parar, tentam entrar,no máximo
duas, em cada toca. As que não conseguem ficam fora e tentam entrar na próxima
vez.
Mamãe, posso ir?
Como
brincar: riscar uma linha no chão. Uma criança vai ser escolhida para ser a mãe
e vai ficar a uma certa distância da linha. As outras ficarão atrás da linha.
As crianças perguntam para a mãe: “Mamãe posso ir”? A mãe responde: “Sim”. As
crianças perguntam: “Quantos passos”? A mãe responde: “Dois para frente, como
sapinho” (as crianças andam imitando o sapo). As crianças andam para tentar alcançar
a mãe. A cada andada repetem as perguntas. Na pergunta sobre os passos, a mãe
muda o tipo de passo. Por exemplo: cinco passos de formiguinha para trás
(passos pequenos) ; dois passos de elefante para frente (passos grandes); um
passo de canguru( saltando com os dois pés juntos). Os que chegarem primeiro na
mãe, ganham.
Raposa e pintinhos
Como
brincar: riscar um círculo para ser o ninho e, distante dele uns sete metros,
fazer uma linha. Num outro lugar fazer a toca. Atrás da linha ficarão os
pintinhos, no ninho a galinha e, entre os dois, a raposa. Uma criança será a
galinha, outra a raposa e as restantes serão os pintinhos. A galinha chamará os
pintinhos: “Meus pintinhos venham cá”. Os pintinhos responderão: “Não vou não,
tenho medo da raposa”. A galinha insistirá três vezes. Na terceira vez, os
pintinhos sairão correndo, para tentar chegar até o ninho. A raposa correrá
atrás deles e pegará quantos puder e colocando na toca. A brincadeira
continuará até a raposa pegar todos ou até quando as crianças quiserem trocar
de papéis.
Siga o caminho
Como
brincar: riscar no chão vários tipos de caminho: em linha reta, curva, dando
voltas . Convidar as crianças a andarem sobre o risco traçado de várias
maneiras: devagar, depressa; com as mãos na cabeça, na cintura; na ponta dos
pés, colocando um pé atrás do outro e de muitas outras maneiras que podem ser
inventadas em cada local.
Terra e mar
Como
brincar: traçar uma linha dividindo o mar da terra. Colocar no lado do mar
ondas ou escrever os nomes mar e terra para as crianças entenderem bem qual é o
lado do mar e qual o da terra no jogo. Quando a monitora disser terra, todas as
crianças deverão saltar para o espaço da terra. Quando disser mar, todas as
crianças saltam para o lado do mar. Quem errar pode ficar uma vez sem brincar
ou pagar uma prenda, as crianças é que decidem antes como vai ser.
Tiro ao alvo
Como
brincar: desenhar no chão três círculos (ou dois), um dentro do outro,
reservando bastante espaço dentro de cada um deles. Combinar com o grupo o
valor dos pontos de quem acertar nos círculos: o círculo do centro que é menor
e fica mais longe deve valer mais. Pode ser jogado em equipe ou individual. As
crianças tentam acertar o alvo jogando pedrinhas ou cascas de banana. A criança
ou equipe que fizer mais pontos ganha a brincadeira.
Travessia da floresta
Como
brincar: riscar no chão um círculo ou um quadrado bem grande para ser a
floresta. Dentro dela vão ficar três crianças que são os pegadores. As outras
ficam de fora. Dado um sinal, as crianças que estão de fora tentam cruzar a
floresta. As três que estão dentro da floresta tentam pegá-las. Quem for pego
passará a ajudar os pegadores. A brincadeira pode terminar quando todas as
crianças forem pegas ou quando se cansarem de brincar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário