ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS:
1)- Luva com sininhos:
Adquira uma luva de malha ou lã e pregue em cada dedo pequenos sinos. Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar cabelos. Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. Você pode também colar outros materiais nas bordas da luva: arroz, castanhas, etc.
Existem músicas infantis que expressam o movimento com as mãos. Por exemplo:
“Os dedinhos” (cantora Eliana)
1)- Luva com sininhos:
Adquira uma luva de malha ou lã e pregue em cada dedo pequenos sinos. Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar cabelos. Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. Você pode também colar outros materiais nas bordas da luva: arroz, castanhas, etc.
Existem músicas infantis que expressam o movimento com as mãos. Por exemplo:
“Os dedinhos” (cantora Eliana)
2)- Locais para aventuras com bebês:
São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Por exemplo: túnel para bebês- feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc.
Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.
No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no máximo 1 hora e no próximo instante com os balões, etc.
3)- Piscinas para bebês:
São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Por exemplo: túnel para bebês- feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc.
Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.
No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no máximo 1 hora e no próximo instante com os balões, etc.
3)- Piscinas para bebês:
Para cada grupo de crianças é bom que se tenha
aproximadamente duas piscinas de borracha ou plástico. Você pode enchê-las com
balões, jornais (você vai ver que logos elas irão rasgá-los entusiasmadamente).
O algodão presta-se também para encher a piscina. Folhas de papel manteiga
fazem também ruídos maravilhosos quando são amarrotados.
Outros materiais podem enchê-las: folhas secas, palha, etc.
Outros materiais podem enchê-las: folhas secas, palha, etc.
Lista de atividades para o planejamento
Folhear
livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras) Música com gestos Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias Os sentidos: visão, olfato, paladar
Uso do
espelho: ver a si e ao outro
Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos Cartões de linguagem Trabalhar com semelhanças e diferenças Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
Folhear
ou rasgar revistas
Rasgar
e amassar papéis (texturas variadas)
Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares) Trabalhar partes do corpo Separar objetos em caixas/classificação (ajudar a arrumar)
Realizar
ativ. que explorem: perto/longe (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Brincar
com sucata
História
com fantoches
Jogos de encaixe Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas Realizar ativ. que explorem: junto/separado (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Massinha
caseira
Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...) Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...)
Empilhar
objetos (até 3 objetos)
Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Atividades direcionadas por faixa etária:
3
Meses:
* Prender com uma fita perninha do bebê a um móbile; * Encaixar a alça de um chocalho nos dedinhos do pé de um bebê; * Amarra a chupeta ou um brinquedo no pezinho de modo que a criança tenha que dobrar a perna para alcançar a boca; *Prancha de textura (deixe a criança sentir a diferente textura com as mãos e com os pés); 3 a 4 Meses: * Segurar o objeto preso por um fio e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos: - Acima / Abaixo - Longe / Perto - Pendulo / Circular * Seguir o objeto focalização - Acima / Abaixo - Longe / Perto
- Lados / Diagonais
* Esconder um objeto e mostrar a criança logo em seguida * Esconder o objeto e apresentá-lo ao bebe com as mãos alternadas, até que ele desenvolva a habilidade de memorizar que o objeto aparece cada vez em uma mão e olhar antecipado. * Induzir a imitação de movimentos simples: - Colocar a língua para dentro e para fora - Abrir e fechar a boca - Fazer bico / vibrar os lábios e as línguas - Abrir e fechar as mãos / bater palmas * Esconder o rosto com um pano e esperar que a criança puxe para te achar * Esconder um objeto embaixo de um pano e esperar que a criança puxe o pano e depois puxe o pano para achá-lo 4 a 6 Meses: * Segurar uma bandeja de alumínio e incentivar a criança a chutar a bandeja fazendo barulho * Cantar balançando a criança de acordo com a canção da música * Cobrir a criança com um lençol fazendo uma cabaninha 6 a 7 Meses: * Colocar a criança sentada em cima de um lençol e a arrastá-la puxando o lençol. A criança deverá fortalecer o abdômen para manter-se sentada. * Rolar * Engatinhar / passar por cima, por baixo de obstáculos. * Sentar a criança em uma bola grande, para incentivar a criança a se equilibra-se com uma perna de cada lado. 8 a 12 Meses: * Colocar a criança de costas, emitir sons por trás dela e esperar que ela vire-se em busca da localização da fonte sonora. * Colocar e retirar objetos de dentro de uma caixa * Bater pinos com o martelo * Arremessar objetos * Encaixar objetos com uma base com pinos * Montanha Russa 1 a 2 anos e 5 meses: * Empilhar peças * Emparelhar peças * Encaixar pinos * Encaixar formas * Encaixar seqüências de tamanhos: - através de deslizamento - em local determinado - idem apenas com orientação - idem com 2 locais determinados - idem com 3 locais determinados - idem com 4 locais determinados - idem com todas as peças - Encaixar de ponta cabeça - Misturar 2 encaixes de forma diferentes * Apresentação de fantoches * Apresentação de figuras em livros * Apresentação de animais / frutas / comidas / carros / pessoas / objetos de uso pessoal para nomeação. * Imitação de seqüências de movimentos * Imitação diferida (faz de conta) * Incentivo à brincadeira simbólica.
Sugestões
de atividades e estímulos para o berçário
"O
adulto precisa apresentar o mundo"
*
Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...
*
Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
*
Bolinhas de cheirinho feito com meia calça* Caixa supresa, encapada e com um
buraco para caber a mãozinha do bebê.
*
Tampas de Nescau com figuras.
* Cds
com figuras, furado e usado como móbile.
* Abrir
uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
*
Janelinhas das sensações.
* Cd
com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
* Sagu
com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
* Varal
das sensações.
*
Cestos dos tesouros.
*
Pendulo com bola e elástico colado no teto
*
Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo
nariz( variar com gelatina colorida).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário