sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Planejamento Maternal I - 2º semestre



PLANEJAMENTO SEMESTRAL MATERNAL I
2º semestre

"Não existe educação de qualidade sem o bom professor. O professor é o profissional mais estratégico para uma boa aprendizagem, é a peça chave e por isso precisa estar apto para transmitir o conteúdo de forma adequada". AD

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
  • Roda da Conversa;
  • Chamadinha;
  • Cantinho de leitura:  (contos de fada, livros infantil); (trabalhar todos os dias)
  • Nomes próprios;
  • Primeira letra do nome;
·         Usar albúm de cenas (higiene, família, objetos, etc)
  • Brincar de imitar;
  • Brincar de faz-de-conta;
  • Demonstrar um ambiente de tranqüilidade pelo som da música e tom de voz;

MATEMÁTICA:
  • Cores: Primárias; (preto, branco, verde)
  • Figuras Geométricas (CÍRCULO, QUADRADO);
  • Medidas e Grandeza (em cima, em baixo, pesado, leve, cheio, vazio)
  • Contagem numérica; (utilizando músicas ex: A Galinha do vizinho)
  • Representação de quantidade com objetos;
  • Retas (horizontal, vertical); (andar sobre linhas no chão, corda etc;)

NATUREZA E SOCIEDADE:

  • ·         Mural do tempo
  • ·         Esquema corporal (coordenação motora)
  • Sentidos (AUDIÇÃO, TATO E VISÃO)

  • Eu, Auto-retrato;
  • Escola;
  • Animais domésticos;
  • Animais da fazenda;
  • Aves;
  • Meios de comunicação;
  • Meios de transporte;
  • Datas comemorativas;
  • Higiene – banho, escovação, lavar as mãos.
  • Estimular o uso do banheiro ( deixar o uso de fraldas);
  • Desenvolver a interação social com passeios, observando as diferentes imagens, pessoais, árvores, parque, etc; ( Explore o pátio e jardins do CMEI);
  • Horta;

ARTE
  • Trabalhar com músicas que utilizem gestos, palmas, etç;
  • Atividades com bandinhas confeccionada com sucatas,
  • Ouvir canções de ninar, de roda, etc;
  • Pintura (dedo/pincel/giz) não usar lápis;
  • Recorte (com as mãos);
  • Colagem com papel; (vários tipos)
  • Amassar, rasgar diferentes papéis;


MOVIMENTO – MÚSICA
  • Música; (trabalhar todos os dias)
  • Brincadeiras de roda (trabalhar todos os dias)
  • Jogos e brincadeiras dirigidas; (pesquisar de acordo com a faixa etária)


OBS: contextualizem, registrem pelo menos duas atividades por semana!

“Seja gentil. Seja amável. Seja humilde. Seja uma pessoa que faz a diferença. Que deixa saudade ao ir embora de um lugar. Que deixa o cheirinho do céu por onde passar.” Edilene Matoso


Tenha um excelente trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário