domingo, 21 de janeiro de 2018

PLANEJAMENTO PRÉ II

Planejamento – Educação infantil
"Repensar sobre a nossa prática docente é o primeiro passo para que a mudança aconteça.
É necessário apararmos as arestas, rever o que não deu certo e valorizarmos as conquista de um semestre para conseguirmos alcançar maior êxito no semestre que se inicia" Autor desconhecido

PRÉ II
OBJETIVO
  • Desenvolver coordenação motora fina.
  • Discriminação esquerda direita.
  • Organizar espacialmente os traçados no papel.
  • Desenvolver coordenação viso-motor.
CONTEÚDO
  1. Exercícios para desenvolver:
  • Esquema corporal;
  • Esquema espacial;
  • Orientação temporal;
  • Coordenação motora viso-manual (coordenação ampla e coordenação fina);
  • Percepções sensoriais (visão, audição, tato, olfato, gosto);
  • Lateralidade.
  • Desenvolver campo lingüístico.
ESTRATÉGIA
  • Exercícios gráficos em folhas.
  • Jogos.
  • Brincadeiras.
  • Músicas.
  • Histórias.
  • Atividades com sucata.
  • Cartazes.
  • Atividades em caderno pedagógico.
AVALIAÇÃO
        Avaliação contínua e diária, observando e descrevendo o desempenho do aluno quanto à: participação, atenção, cooperação, interesse, execução das atividades, coordenação viso-motor, execução correta dos movimentos da esquerda para a direita.

II – LINGUAGEM
1)- VOGAIS
OBJETIVOS
  1. Identificar, ler e escrever as vogais.
  2. Discriminar os sons oral e nasal.
  3. Discriminar sons aberto e fechado.
  4. Completar palavras de acordo com as figuras.
  5. Traçar vogais corretamente.
  6. Discriminar o som das vogais dentro de um contexto, utilizando músicas.
CONTEÚDO

        Palavras-chave e vogais em letras maiúsculas de imprensa.
        Exercícios para desenvolver o campo linguístico: desenvolvimento da expressão oral, início da expressão escrita, leitura incidental (rótulos e embalagens).

ESTRATÉGIA
  • Apresentação de histórias, músicas, poesias, parlendas.
  • Execução de exercícios gráficos.
  • Cartazes.
  • Coordenação-motora: andar sobre a letra no chão, desenhar (no chão, na lousa).
  • Pintura, recorte, desenho, colagem, atividade com sucatas (embalagem).
  • Transcrição da letra de imprensa para letra cursiva.
AVALIAÇÃO
        Avaliação diária. Através de exercícios orais e escritos o professor deve verificar se o aluno: traça corretamente as vogais, discrimina visualmente e auditivamente a vogal em estudo, lendo e escrevendo.
        Avaliar o aluno através da participação, atenção e execução das atividades.

2)- ENCONTROS VOCÁLICOS/ VOGAIS NASALADAS
OBJETIVO
  1. Identificar encontros vocálicos.
  2. Ler, escrever e empregar os encontros vocálicos.


CONTEÚDO
  • Encontros vocálicos em letras maiúsculas de imprensa.
ESTRATÉGIA
  • Apresentação dos encontros vocálicos em atividades gráficas, pequenos textos, músicas, desenhos, poesias e parlendas.
  • Alfabeto móvel, quebra-cabeça cartazes com lista dos encontros vocálicos, jogo da memoria, bingo de encontros vocálicos, exercícios e ditados.
  • Leitura, recorte e colagem.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, com a participação e atenção dos alunos. Verificar se o aluno: traça, transcreve, lê, interpreta e emprega corretamente os encontros vocálicos e a vogais nasaladas.
3)- FAMÍLIAS SILÁBICAS
OBJETIVO
  1. Identificar, ler e escrever as famílias silábicas corretamente.
  2. Automatizar o processo de formação.
  3. Empregar corretamente o uso das famílias.
  4. Treinar a escrita.
  5. Executar os exercícios corretamente.
CONTEÚDO
  • Palavras-chave, famílias silábicas.
  • Pequenos textos, músicas, poesias, parlendas, histórias e desenhos.
  • Ortografia.
ESTRATÉGIA
  • Apresentação das famílias silábicas através de: Alfabeto móvel, quebra cabeça cartazes com lista de palavras, jogo da memoria, bingo de palavras, exercícios, ditados, recortes, colagem, desenhos, figuras, histórias, leitura, músicas, jogos, e brincadeiras, caderno, palavras cruzadas e etc.
AVALIAÇÃO

        Avaliação será contínua através de: cópias, treino ortográfico, e exercícios gráficos com correções.
        Verificação: se o aluno domina a grafia corretamente e atinge os objetivos propostos; se o aluno identifica, transcreve, copia e lê as famílias silábicas.
        Avaliação diária através da atenção, interesse e participação da criança.

MATEMÁTICA
OBJETIVO
  1. Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
  2. Identificar figuras geométricas.
  3. Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
  4. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
  5. Ampliar os conceitos matemáticos.
  6. Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
  • Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
  • Conjuntos (unitário, vazio).
  • Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
ESTRATÉGIA
        Apresentar conteúdo de forma dinâmica e estimuladora, através de: cartazes, jogos, brincadeiras, músicas, histórias, atividades gráficas, blocos lógicos, sucatas, recortes, colagens, lousa, caderno quadriculado e etc.
AVALIAÇÃO
        Avaliação continua e diária para que o aluno desenvolva: interesse, atenção, raciocínio lógico-matemático e assimilação dos conteúdos.
        Avaliar o aluno através de exercícios gráficos através da execução das atividades e correções.
ARTES
OBJETIVO
  1. Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
  2. Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
  3. Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
  4. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.


CONTEÚDO
  • Desenho.
  • Pintura.
  • Impressão.
  • Recorte.
  • Alinhavo.
  • Tapeçaria.
  • Colagem.
  • Modelagem.
  • Dobradura.
  • Montagem.
  • Construção.
ESTRATÉGIA
  • Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
  • Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
  • Revista, jornal e sucata.
  • Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
        Avaliação será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.

NATUREZA E SOCIEDADE I
OBJETIVO
  1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
  2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
  3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
  4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
  5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
  6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
  7. Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
  • As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
  • Alimento/Culinária.
  • Plantas/Horticultura.
  • Animais.
ESTRATÉGIA
  • Explorar o meio em que estamos.
  • Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
  • Pinturas colagens, recortes.
  • Horta.
  • Passeios, excursões.
  • Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
  • Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
  • Alimentos (frutas, verduras, legumes).

AVALIAÇÃO

        Avaliação contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
NATUREZA E SOCIEDADE II
OBJETIVO
  1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
  2. Promover condições de um convívio agradável.
  3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
  4. Adquirir habilidades sociais.
  5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
  6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
  • Eu/Família.
  • Casa/Comunidade.
  • Escola.
  • Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
  • Datas Comemorativas:
  • (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
        Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
        Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.




AVALIAÇÃO

        Avaliação contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a execução das atividade.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  • Manté-la ocupada.
  • Levar a criança a participar das atividades de grupo.


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