terça-feira, 2 de março de 2021

Como suspeitar de autismo na Avaliação Psicopedagógica

 

Olá amigas psicopedagogas! Essa avaliação podemos aplicar na avaliação psicopedagógica.
📚🧠
Lembrando que, Não cabe ao psicopedagogo dar qualquer diagnóstico em relação a alterações no comportamento, pois esta é uma função do médico psiquiatra ou neurologista, mas o psicopedagogo será capaz de perceber se a criança está respondendo como uma criança de sua idade, se sua aprendizagem está fluindo bem ou se há atraso em seu desenvolvimento seja em relação à linguagem, à psicomotricidade ou ao comportamento que possa prejudicar uma aprendizagem acadêmica. Além disso, poderá identificar se as causas de possível atraso estão relacionadas ao ambiente familiar, a uma imaturidade ou se há suspeita de um déficit neurológico devendo fazer o encaminhamento para o serviço de neurologia.
📚🧠
CARS ou escala de avaliação do autismo na infância utiliza quinze categorias de comportamento, características e capacidades em que compara  o desenvolvimento esperado com o comportamento tipicamente autista: relacionamento com outras pessoas, imitação, resposta emocional, utilização dos objectos, utilização do corpo, adaptação à mudança, resposta visual, resposta ao que escutou, resposta ao paladar, ao cheiro e ao toque, medo ou nervosismo, comunicação verbal, comunicação não verbal,  nível de actividade, resposta intelectual e impressões gerais.
📚🧠
A Escala de Avaliação do Autismo na Infância é uma ferramenta especialmente desenhada para diagnosticar autismo em crianças com idades iguais ou superiores a dois anos.
📚🧠
 O objetivo de uma avaliação precoce é possibilitar que esta criança tenha a chance de ser submetida às terapias adequadas enquanto sua rede de neurônios ainda esteja apta a realizar novas conexões com mais facilidade, pois a re-habilitação torna-se mais difícil caso esta fase seja ultrapassada sem estímulos adequados.
📚🧠
A Escala de Avaliação do Autismo na Infância (Cars – Childhood Autism Rating Scale)  permite examinar e avaliar um conjunto de factores que ajudam a distinguir crianças com autismo de crianças com outras dificuldades de desenvolvimento. Também permite identificar qual o grau de autismo da criança.

Estamos no Facebook e Instagram

https://www.facebook.com/leilalombardipsicopedagoga/
https://instagram.com/psicopedagogaleilalombardi.pt?igshid=1sybyjwe6o1cc