sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Orientações para monitoras de creche



REGULAMENTO INTERNO – CMEI Centro municipal de educação infantil
Descrição sumária: Ensinar e cuidar de alunos na faixa de zero (0) a cinco (5) anos. Orientar a construção do conhecimento. Preparar material pedagógico; organizar o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizar um conjunto de capacidades comunicativas.
Condições gerais de exercício: atuar de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Competências Pessoais:
  • Participar da associação de pais e mestres;
  • Participar de conselhos;
  • Estabelecer vínculos;
  • Ser lúdico e criativo;
  • Auto-avaliar-se;
  • Atualizar-se;
  • Demonstrar paciência;
  • Demonstrar senso de organização;
  • Demonstrar afetividade;
  • Demonstrar verstilidade;
  • Demonstrar sensibilidade;
  • Comportar-se de forma igualitária com todas as crianças;
  • Contornar situações adversas;
  • Trabalhar em equipe;
  • Interagir com a comunidade;
  • Manter boas relações com os pais;
  • Demonstrar autocontrole;
  • Participar de eventos de qualificação profissional;
  • Servir como referencial de conduta;
  • Demonstrar capacidade de observação.
  • Preparar as rotinas semanais; as rotinas tem de estar disponível na sala para uma utilização cotidiana e à disposição de qualquer pessoa que deseja dar uma vista;
  • Respeitar o regulamento interno do CMEI e promover um trabalho de qualidade;

Descrição detalhada

Ensinar alunos:
  • Cantar músicas;
  • Criar espaço para brincadeiras;
  • Brincar com os alunos;
  • Contar histórias;
  • Dramatizar histórias e músicas;
  • Desenvolver atividades artísticas;
  • Modelar massinhas;
  • Colar materiais;
  • Recortar materiais;
  • Desenhar;
  • Pintar;
  • Escrever letras e números;

Orientar a construção do conhecimento:
  • Conversar com alunos (roda da conversa);
  • Construir regras com os alunos;
  • Apresentar regras do CMEI;
  • Desenvolver capacidades motoras;
  • Desenvolver capacidades emocionais;
  • Desenvolver capacidades intelectuais;
  • Trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • Explicar atividades propostas;
  • Orientar atividades artísticas;
  • Orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • Orientar atividades de desenho;
  • Orientar manuseio de materiais;
  • Ler parlendas, versos;
  • Elaborar histórias com alunos;
  • Filmes;
  • Comentar filmes;

Cuidar dos alunos:

  • Observar estado geral dos alunos (higiene, saúde, etc.);
  • Orientar higiene pessoal;
  • Servir alimentação dos alunos;
  • Alimentar os alunos (cada um com seu prato e talher)
  • Supervisionar refeições;
  • Auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • Trocar fralda dos alunos;
  • Incentivo ao uso do banheiro para os alunos do Maternal I (controle de esfíncteres);
  • Trocar roupa dos alunos;
  • Dar banho nos alunos;
  • Supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • Supervisionar momento do sono e descanso;
  • Observar higiene dos brinquedos;
  • Higienizar brinquedos (uma vez por semana);
  • Trocar roupa de cama;
  • Acompanhar alunos no parque (em pé interagindo com os alunos)
  • Ofereça bastante água;

Preparar material pedagógico:

·                   Solicitar material pedagógico;
·                   Confeccionar material pedagógico;
·                   Usar sucata;
·                   Reciclar material;
·                   Identificar material pedagógico;
·                   Limpar material;
·                   Selecionar o material (antes de começar as atividades diárias com os alunos).

Organizar o trabalho:
  • Participar da definição do horário;
  • Organizar espaços em geral;
  • Organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • Organizar sala de aula;
  • organizar material pedagógico;
  • organizar pasatas de atividades dos alunos;
  • Organizar eventos no CMEI;
  • Limpar sala de aula e imobiliário;
  • Fazer a chamada dos alunos;
  • Participar da elaboração de calendário escolar.

Comunicar-se:
·                   Reunir-se com a coordenação e a direção;
·                   Participar de reuniões com demais profissionais do CMEI;
·                   Discutir plano de aula com coordenação e direção;
·                   Convocar pais e responsáveis;
·                   Registrar observações;
·                   Preencher caderno de recados;
·                   Discutir resultados dos projetos;




Orientações finais

·        MURAIS devem conter as atividades dos alunos e ser decorados pelas monitoras; deverão ser confeccionados na hora do repouso dos alunos;
·        Separar a turma para realizar atividades pedagógicas;
·        Ao sair do refeitório com as crianças, deixar mesas e cadeiras limpas;
·        É  proibido juntar as turmas e mudar crianças de sala;
·        Cuidado ao entregar brinquedos para os alunos! O ideal é CRIAR AMBIENTES e não esparramar pelo chão mesmo que a atividade seja livre;
·        AMBIENTE AREJADO, no periodo de aula não fechar as janelas e portas;
·        Salas com mais de uma MONITORA é obrigatório a separação da turma;
·        Troque as atividades a cada 15 minutos. Brinquedos espalhados, brigas, alunos dispersos, sinal de que a atividade deve ser trocada!
·        Ofereça brinquedos aos bebês, deixá-los sozinhos em berços e cadeirinhas sem nenhuma atenção da monitora eles ficarão irritados e o choro não vai cessar!
·        Enquanto as crianças dormem, separem tudo que será utilizado nas atividades no decorrer do dia;
·        É proibido o uso da televisão no decorrer das atividades, a não ser que ela esteja de acordo com o planejamento;
·        Qualquer tipo de ideia ou reclamação passar primeiramente para a coordenadora da sua CMEI;
·        Sirva e eduque com amor e com compromisso!