terça-feira, 27 de março de 2012

Orientações para aula de culinária



  • Inicie a aula fazendo um cartaz , junto com os alunos, dos ingredientes que vão ser usado na receita. Use sua criatividade, traga fotos de revistas ou impressas, fixe – o no cartaz junto com a receita. Isso ajuda o aluno a memorizar o que foi preparado.
  • Desenvolva a aula de culinária sugerida no manual (anglo). Principalmente porque elas contextualizam a aula dada.
  • Caso não haja sugestão  de culinária no manual, caberá ao professor desenvolver, preparar uma receita de acordo com o que esta sendo trabalhado. Não se esqueça que a culinária não se resume a aula de natureza e sociedade, ela abrange todas as disciplinas. Crie projetos, exemplo: Projeto Outono (frutas, legumes, verduras, etc)
  • Deixe que o aluno auxilie no preparo da receita. Por exemplo: colocar ingredientes no liquidificador ou nos refratários. O aluno tem que ir pra casa dizendo que foi ele quem preparou o prato do dia, e não a professora.
  • Desenvolva hábitos de higiene: lavar as mãos e os utensílios, prender os cabelos, usar toca e avental, lavar as verduras, legumes e frutas (deixe os alunos lavarem).
  • Valorize receitas com frutas, legumes e verduras (alimentos saudáveis).
  • Aula de artes: receitas com modelagem. Exemplo: massa de pão, brigadeiro, biscoitos, etc. Faça bolinhas, cobrinhas, caracol... invente! Crie! Usa a imaginação! Explore seus alunos.
  • Matemática: cores, quantidades, ordenação (existem receitas que seguem uma ordem de preparo), representação dos números, inteiro e metade, formas, tamanho, expessura, tempo, temperatura, etc.
  • Linguagem: escrita, destaque de letra, destaque de palavras, rótulos de embalagem (monte um cartaz com os rótulos deixando-os fixo na sala), os alunos melhoram a leitura e aprimoram o vocabulário.
  • Ciências: separe o material orgânico e não orgânico, recicláveis (o que eles trouxeram, cujo as embalagens possam ser reutilizadas) vá separando, monte uma exposição ou até mesmo, trabalhe na aula de artes, criando brinquedos pedagógicos.
  • Trabalhe o paladar: doce, azedo, salgado, etc.
  • Incentive –os a experimentar novos sabores. Não se preocupe em que todos tenham que comer abundantemente, a idéia, a proposta é experimentar e não comer o que já estão acostumados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário